O campo da dor Orofacial inclui condições de dor associadas com tecidos duros e moles da cabeça, face, pescoço e de todas estrutura intra-orais. A faixa de diagnóstico inclui cefaléias, dores músculo-esqueletais , dores neurogênicas, dores psicogênicas e dores devido a doenças graves, como câncer e síndrome da imunodeficiência adquirida ( AIDS ) ( The American Academy of Orofacial Pain ) .
Desordens temporomandibulares é a denominação usada para abranger uma série de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, a articulação e estruturas associadas ou ambas, e estão entre os problemas mais intrigantes encontrados na clínica odontológica.
Certamente, a queixa mais presente nas Desordens temporomandibulares é a dor, usualmente localizada nos músculos da mastigação, área pré auricular ou articulação temporomandibular, que pode ser agravada pela mastigação ou qualquer outra função mandibular. Pacientes com essa desordem ainda podem ter limitação e assimetria nos movimentos mandibulares, sons na articulação temporomandibular, hipertrofia dos músculos da mastigação, desgaste oclusal atípico associado a parafunção, dores de cabeça, ouvido, dor facial e mandibular.
Tratamento das Desordens Temporomandibulares com Placas Oclusais
Marcelo Roncalli P. Chagas. Universidade de São Paulo – Bauru – 1997
The American Academy of Orofacial Pain -
www.aaop.org
Marcelo Roncalli P. Chagas. Universidade de São Paulo – Bauru - 1997
The American Academy of Orofacial Pain - www.aaop.org