agência x agora é addx




Prótese Parcial Removível

É um dispositivo protético que tem por finalidade substituir, funcional e esteticamente, os dentes naturais ausentes em pacientes parcialmente dentados, e que podem ser removidos e reposicionados na boca, sempre que necessário, sem causar danos na sua estrutura ou na dos elementos biológicos com os quais diretamente se relacionem. Estas próteses são também denominadas de pontes móveis, aparelhos parciais móveis, aparelhos parciais removíveis, etc.
( S.R. DE FIORI )

Instruções para o paciente que usa prótese removível

Após uma revisão da literatura, foi elaborado um manual de instruções para os pacientes de prótese removível da Fousp. Ele poderá ser complementado ou modificado para que se encaixe a outras situações, conforme a necessidade. Também poderá ser utilizado com um argumento favorável ao profissional numa eventual situação legal.

Como colocar e remover a prótese removível?
Colocar - Primeiro, posicione a prótese corretamente sobre os dentes. Vá apertando de leve com os dedos, nos dois lados, até que ela se encaixe por completo.

Remover - Remova a prótese com a mesma força que você a colocou, mas no sentido contrário. Para remover a prótese inferior, use os polegares e, para a prótese superior, use os indicadores.

Como limpar os dentes e a prótese?
A prótese e os dentes devem ser limpos sempre após as refeições, pois resíduos alimentares ficam retidos nos dentes, na gengiva e na prótese. (Diminua a quantidade de açúcar e doces).

Dentes - Remova a prótese da boca e passe o fio dental. Em seguida, escove cuidadosamente todos os lados dos dentes com uma escova macia e de cabeça pequena.

Prótese - Segure a prótese em cima de uma toalha ou pia cheia de água, assim se ela cair, não vai quebrar. Escove a prótese depois de comer, usando outra escova, com sabão neutro ou sabonete. Evite usar pasta de dente. Não esqueça de limpar também a parte interna (que fica em contato com a gengiva) e os grampos (que ficam em contato com os dentes).

Não ferva a prótese.

Como mastigar e o que comer com a prótese?
Enquanto você estiver aprendendo a comer, comece com alimentos macios, em pequenos pedaços e mastigando devagar. Alimentos pegajosos e duros poderão ser introduzidos à medida que você se sentir mais acostumado com a sua prótese.

Minha prótese vai funcionar como os dentes naturais?
Toda prótese tem limitações. Desse modo, você poderá não ter a mesma eficiência na mastigação como uma pessoa que tem todos seus dentes naturais. Por isso, cuidado ao comer alimentos duros e pegajosos.

Terei dificuldade para falar?
Você pode encontrar alguma dificuldade para falar no começo. Isso vai melhorar com o tempo, quase sem que você perceba. Procure ler em voz alta para se acostumar mais rapidamente.

Poderei sentir algum desconforto no início?
Desconforto freqüentemente acontece no início. Caso ele persista, remova a prótese antes que ela provoque um ferimento. Deixe de usar a prótese e faça um bochecho com água morna várias vezes ao dia e no dia marcado para o ajuste, recolocar a prótese algumas horas antes de ser atendido. Se você vier com a prótese antiga ou com a nova fora da boca, será difícil saber com certeza onde a prótese está incomodando.

Às vezes a produção de saliva pode aumentar, voltando ao normal com o uso.

Depois de calejar vai melhorar?

Não. Você não tem que sofrer até formar um calo para acostumar com sua prótese. Se a prótese estiver machucando, não é calejando que vai melhorar. Procure o seu cirurgião-dentista.

Cuidado - Perigo!!!

Não usar alicate ou qualquer outra ferramenta para apertar ou afrouxar os grampos ou “ferrinhos”.
Não usar lixas ou qualquer outra coisa para desgastar onde estiver machucando.
Não fazer qualquer tentativa de ajuste.
Não morder objetos, sugar os lábios ou a bochecha por entre a prótese.

Cuidado com os conselhos de parentes e amigos. Se você tiver algum problema com sua prótese, procure o seu cirurgião-dentista.

Eu devo usá-la o tempo todo?

A prótese deve ser removida à noite para dormir, pois a gengiva e os dentes que a suportam, precisam de uma oportunidade de descanso depois de um dia duro de trabalho. Quando não estiver usando sua prótese, guardá-la em um local seco e seguro.

Quando devo voltar ao cirurgião-dentista?

O tratamento com sua prótese começa agora. Retornos periódicos são muito importantes para o controle do trabalho realizado e avaliação de sua saúde bucal. Sendo assim, não deixe de ir aos retornos agendados pelo cirurgião-dentista.

• Roberto Chaib Stegun
Professor Doutor do Departamento de Prótese da Fousp.

• Bruno Costa
Professor Doutor do Departamento de Prótese da Fousp.

• Alessandra Pucci Mantelli Galhardo
Aluna do Programa de Aperfeiçoamento do Departamento de Prótese da Fousp.

• Álvaro Luis Ichi
Aluno do Programa de Aperfeiçoamento do Departamento de Prótese da Fousp.

• Mara Rejane Barreto Alves Rocha
Aluna do Programa de Aperfeiçoamento do Departamento de Prótese da Fousp.

Jan./Fev 2008
Vol. 62 Nº 1
Orientando o Paciente - Revista APCD - www.apcd.org.br



Foto protese parcial removivel Foto protese parcial removivel Foto protese parcial removivel Foto protese parcial removivel
Foto protese parcial removivel Foto protese parcial removivel Foto protese parcial removivel


Antes

Foto antes Foto antes


Depois

Foto antes Foto depois


O consultório agora aceita cartões de crédito Visa.